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sábado, 9 de maio de 2015

Riachuelo: estamos falando do futuro

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Embora muitos torçam o nariz, a nova identidade visual da Riachuelo me motiva como designer por motivos evidentes. O primeiro passo do minimalismo foi retirar os detalhes, e assim foi feito. O que a marca da Riachuelo propõe, no entanto, é mais audacioso e completamente anárquico (contra o sistema de regras publicitárias) se pensarmos no que temos hoje como exemplo de design; a marca perde símbolo e cor, duas coisas até então cruciais e de inadmissível falta em qualquer marca popular.



À respeito da renovação, a empresa usa a justificativa padrão: abranger novos conceitos e propósitos. Enquanto algumas se utilizam disso de maneira barata, a Riachuelo põe em prática visível e testemunhável. A empresa passou por uma remodelagem completa; como designer e produtora de moda, deixa de ser uma loja Riachuelo para ser marca de roupas conceituais Riachuelo. A diferença está em “vender moda autoral”. A empresa fazia isso há muito tempo, mas ainda tinha uma cara de “Americanas” (no sentido de ser uma loja popular quase varejista). A suavidade de sua marca anterior dá espaço para a sofisticação e um emblema inovador. Há um símbolo em RCHLO, e essa acoplagem (redução inimaginável de nome) vai contra tudo o que deve ser estudado em uma graduação de publicidade. A renovação da Riachuelo toma o ar dos novos tempos; teve coragem de se declarar uma marca de público redefinido. Confira abaixo como o novo conceito é aplicado na nova faixada da loja:



Quem se mordeu com a ousadia da Visa em abandonar uma de suas cores padrões (Leia Aqui), deve ter caído para trás com a abolição inesperada da Riachuelo. Verde e Azul deram espaço ao simples preto. A ideia é evidentemente positiva: sem cor oficial, a marca pode assumir qualquer fundo ou aplicação, já que, em sua essência, não se aproxima do consumidor por meio de cores. A marca fica na memória por sua inovadora e indiscutivelmente charmosa disposição de elementos.


Por enquanto, a empresa põe “Riachuelo” embaixo de “RCHLO” para ser reconhecível. Mas ao que indica suas produções audiovisuais, a ideia é tornar “Riachuelo” e “RCHLO” uma coisa só. O conceito é que possamos ler o nome da empresa em apenas cinco letras. Confira no final do vídeo abaixo a maneira como a marca é apresentada:





Abrir mão do óbvio, se aventurar em novos conceitos e propor mudanças. Bem, estamos falando do futuro.

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