Embora
muitos torçam o nariz, a nova identidade visual da Riachuelo me motiva como
designer por motivos evidentes. O primeiro passo do minimalismo foi retirar os
detalhes, e assim foi feito. O que a marca da Riachuelo propõe, no entanto, é
mais audacioso e completamente anárquico (contra o sistema de regras
publicitárias) se pensarmos no que temos hoje como exemplo de design; a marca
perde símbolo e cor, duas coisas até então cruciais e de inadmissível falta em
qualquer marca popular.
À respeito
da renovação, a empresa usa a justificativa padrão: abranger novos conceitos e
propósitos. Enquanto algumas se utilizam disso de maneira barata, a Riachuelo
põe em prática visível e testemunhável. A empresa passou por uma remodelagem
completa; como designer e produtora de moda, deixa de ser uma loja Riachuelo
para ser marca de roupas conceituais Riachuelo. A diferença está em “vender moda
autoral”. A empresa fazia isso há muito tempo, mas ainda tinha uma cara de
“Americanas” (no sentido de ser uma loja popular quase varejista). A suavidade
de sua marca anterior dá espaço para a sofisticação e um emblema inovador. Há
um símbolo em RCHLO, e essa acoplagem (redução inimaginável de nome) vai contra
tudo o que deve ser estudado em uma graduação de publicidade. A renovação da
Riachuelo toma o ar dos novos tempos; teve coragem de se declarar uma
marca de público redefinido. Confira abaixo como o novo conceito é aplicado na nova faixada da loja:
Quem se
mordeu com a ousadia da Visa em abandonar uma de suas cores padrões (Leia Aqui), deve ter
caído para trás com a abolição inesperada da Riachuelo. Verde e Azul deram
espaço ao simples preto. A ideia é evidentemente positiva: sem cor oficial, a
marca pode assumir qualquer fundo ou aplicação, já que, em sua essência, não se
aproxima do consumidor por meio de cores. A marca fica na memória por sua
inovadora e indiscutivelmente charmosa disposição de elementos.
Por
enquanto, a empresa põe “Riachuelo” embaixo de “RCHLO” para ser reconhecível.
Mas ao que indica suas produções audiovisuais, a ideia é tornar “Riachuelo” e
“RCHLO” uma coisa só. O conceito é que possamos ler o nome da empresa em apenas
cinco letras. Confira no final do vídeo abaixo a maneira como a marca é
apresentada:
Abrir mão do
óbvio, se aventurar em novos conceitos e propor mudanças. Bem, estamos falando
do futuro.
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