As grandes marcas populares temem a renovação de identidade visual. O que mais costuma acontecer tem outro nome: adaptação visual. As marcas vão se reformulando em detalhes seguindo “novas tendências”. Quando se trata de renovação, no entanto, é sempre complicado definir quais os seus limites. Até onde o processo pode tornar a marca irreconhecível? O quão saudável isso pode ser para a empresa? Mediante regras publicitárias, admiro as empresas que se abrem às novidades radicais, quando se rendem à modernidade.
A Pardal, empresa cearense de sorvetes, à comando da Abracadabra Design, renovou sua identidade visual por completa. Abandonou todos os traços de uma identidade de 25 anos quase intacta, para responder à própria ideologia. O conceito de modernização passa pelo o que a marca representa ao consumidor; a empresa possui uma ligação forte com vendas em carrinhos pela cidade. Justamente por essa conexão intrínseca às ruas, sua nova identidade visual buscou referências em artes urbanas: mensagens e grafites em paredes, muros, lixeiras, foto-sensores. O conceito final, além de visualmente agradável, transmite uma mensagem de paz.
É claro que o motivo responsável pelo sucesso e pela modernização da marca não poderia ser esquecidos. Os novos carrinhos de rua estão ganhando rapidamente o novo visual.
Confira mais imagens
No vídeo abaixo, a Abracadabra Design explica o processo de desenvolvimento da nova identidade visual:
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